Realizar o sonho de ter a casa própria nem sempre é fácil, principalmente se estiver incluso neste sonho, a construção da mesma do zero.
Quando o assunto é construir uma casa ou estruturas residenciais em geral, deve-se ter muito cuidado e atenção com as várias etapas que esse tipo de construção exige, como o planejamento, o tipo de material utilizado e até mesmo as ferramentas certas para cada processo. Continue lendo o artigo preparado pela Loja Dominik e fique por dentro de tudo que você precisa saber!
Como dito acima, o planejamento na hora de construir sua casa dos sonhos é fundamental e isso inclui não pular nenhuma etapa do processo. São 4 ao todo:
Segundo a legislação toda obra precisa de um projeto com a devida regularização na prefeitura municipal para que um responsável técnico possa definir o mínimo aceitável para o conforto de quem vai usufruir dos espaços arquitetônicos e, se a obra for maior, inclusive projeto de cálculo estrutural, projeto hidrossanitário, projeto elétrico e de dados e outros complementares que dependem de cada tipo de obra.
Seja com um técnico em edificações, um engenheiro e/ou um arquiteto, é certo que ter um projeto antes de iniciar a obra é além de exigência legal um excelente investimento para você pois todas as etapas posteriores dependem do projeto. Sem contar que, se você precisar de um financiamento em bancos, este item é exigido também.
Invista em um bom projeto para que todas as próximas etapas sejam planejadas e executadas com muita eficiência.
Uma das, se não a mais importante etapa da construção, é ela que dá o formato da casa e a sustentação necessária para que a mesma não desmorone. Por isso, não deve ser feita de às pressas nem com materiais de baixa qualidade, deve-se procurar profissionais especializados para que o trabalho seja bem feito e nenhum acidente aconteça.
Outro ponto importante a ser considerado é que, por ser a parte inicial da obra, caso seja feita de maneira errada, ela pode acarretar uma série de problemas nas demais etapas da obra.
Lajes, pilares, vigas e colunas compõem essa etapa, para isso serão necessários os seguintes materiais: areia, blocos de concreto, cimento, vergalhões, pregos, escoras, argamassa, brita e formas de madeiras. Além de estruturas de ferragens, fios e pedras.
A segunda fase da construção consiste em subir as paredes, alicerces e muros. Apesar de ser a etapa que mais empolga os futuros moradores por começarem a ver os cômodos tomando forma, as dimensões dos quartos e tudo mais, é a etapa que pode ter o maior número de imprevistos, tanto no cálculo errado dos materiais quanto no desperdício. Por isso, é necessária uma supervisão contínua e atenta para que nada saia fora do planejado.
Os materiais que serão utilizados nessa etapa serão: cimento, tijolos, areia, blocos de concreto, argamassa, vergalhões, tubos de PVC, quadro de distribuição, reboco e caixas de luz. Sem falar dos fios de instalação, materiais elétricos e hidráulicos.
Essa é a etapa que garantirá a proteção para a casa e seus moradores, além da proteção termoacústica.
Não só para essa fase mas, para todas as demais, é importante que a obra esteja de acordo com a previsão climática, principalmente nestas duas etapas (alvenaria e cobertura) pois pode ocasionar a perda de materiais.
Materiais utilizados: telhas, calhas, rufos, pregos, madeira, cimento, manta térmica, arame, vigas, caibros, vergalhões e a caixa d’água.
Como muitos dizem, essa é a etapa mais cara da obra, a parte que envolve finalizar a casa em definitivo, incluindo os móveis. Revestimento, forros, pintura e fiação entram nessa fase.
Nessa parte, é bem possível que o gasto planejado seja excedido, visto que a decoração e os móveis seguem o padrão/gosto do morador e, constantemente, surgem novas opções no mercado. Tome cuidado com os gastos desnecessários!
Materiais: argamassa, gesso, lixas, interruptores, fechaduras, lâmpadas, rejunte, azulejos, pisos, janelas, esquadrias, tinta, pincéis, rolo de pintura e decoração.
Além dos materiais adequados, é necessário se utilizar as ferramentas certas para que a construção ande. Na maioria dos casos, uma equipe profissional é contratada e o maquinário e todas as ferramentas estão inclusas, porém podem variar desde as mais básicas como um martelo e lixas até as mais complexas como uma betoneira e caçambas.
A Loja Dominik atua na comercialização de ferramentas manuais e elétricas, máquinas e equipamentos para uso nas atividades de jardinagem, marcenaria, mecânica, carpintaria, mecânica, funilaria, construção civil, entre outras. A empresa está desde 1959 trazendo os melhores produtos para os seus clientes, oferecendo mais de 18 mil itens. É isso mesmo, tudo isso para oferecer aquilo que você precisa, em um só lugar.
IMPORTANTE: embora este artigo se refira a construção civil de uma casa onde mencionamos muitos materiais que são utilizados neste tipo de obra, a Loja Dominik não trabalha com materiais de construção como areia, cimento, tijolos e outros deste tipo. A proposta da loja desde 1959 é oferecer as melhores máquinas e ferramentas profissionais e para uso residencial.
O catálogo da Loja Dominik é grande e repleto de equipamentos e ferramentas de ótima qualidade que vão desde potentes cortadores de grama até o mais simples dos acessórios, como um parafuso. Preparada para equipar desde sua casa até a sua empresa.
Você pode avaliar as ofertas mensais disponíveis no site ou avaliar todos milhares de produtos no catálogo on-line.
Visite a Loja Dominik na Rua Santos Saraiva, número 551, de segunda à sexta das 8 às 18 horas ou nos sábados das 8 às 12 horas, e adquira já o seu!
A loja conta com mais de 18 mil produtos para diversas atividades profissionais, empresas e clientes que costumam realizar reparos, obras e manutenções em casa, sítio ou casa de praia.
Envie sua mensagem pelo site ou faça contato pelo Whatsapp - ícone no canto inferior direito deste site - para um atendimento mais rápido.