Os parafusos são tão comuns que acabam passando despercebidos, não é? Mas é só precisar apertar ou afrouxar um que dá pra perceber a variedade enorme de tipos que existem por aí. Como não existe um padrão único, as milhares de combinações com pontas, roscas, pescoços, cabeças e fendas diferentes, deixam até difícil escolher o tipo certo!
Para te ajudar com isso, e garantir que seu projeto caseiro ou reforma saia conforme o planejado, fizemos este pequeno guia, confira:
Basicamente, os parafusos têm dois tipos principais de pontas: As auto atarraxantes e as chatas, também conhecidas como trilobulares.
Os parafusos com pontas atarraxantes têm a vantagem de também funcionarem como brocas, dependendo da superfície. Esses são os parafusos ideais para objetos de madeira, plástico ou outros objetos “macios”. É possível utilizar a ponta atarraxante para fazer o próprio buraco onde o parafuso vai entrar. Por essa característica, eles são ideais para aquelas situações onde as peças a serem unidas são mais profundas, garantindo que o parafuso fique totalmente dentro delas.
Já os parafusos de ponta chata precisam que os buracos tenham sido feitos nos objetos antes de ele ser usado. A vantagem aqui, é que este tipo de parafuso facilita a utilização de porcas e arruelas, sendo ideal para unir objetos onde não se tem muita profundidade nos objetos parafusados. Assim, a cabeça fica para um dos lados do material, enquanto a ponta em conjunto com a porca e arruela, prendem a outra extremidade. Essa característica faz com que esse tipo de parafuso seja o ideal para ser utilizado em superfícies metálicas, por exemplo, os suportes de televisão.
Existem muitos tipos de rosca por aí! É essa parte do parafuso que “puxa” ele para dentro do buraco. Basicamente, são elas que transformam o movimento de rotação do parafuso em um deslocamento vertical ou horizontal.
Quanto menos voltas a rosca de um parafuso tiver, mais rápido será de apertá-lo até o fim, porém, será necessário fazer mais força para isso. Já os parafusos com mais voltas em sua rosca, são mais fáceis de apertar, porém demoram mais para chegar ao final.
Sim! O pescoço é a parte lisa do parafuso. Ele fica logo abaixo da cabeça, e dá resistência estrutural para que o parafuso aguente a rotação sem quebrar. Muitas vezes ele é muito pequeno, sendo praticamente invisível. Já em outros casos, ele chega a ser maior que a própria rosca! Isso é feito para que o parafuso seja maior e chegue mais longe, mas sem utilizar tantas voltas na rosca, o que facilita na hora de apertar!
Os tipos de cabeça existentes também são praticamente infinitos! Eles se diferenciam de acordo com a necessidade de uso e do tipo de fenda do parafuso.
A escolha da cabeça certa é muito importante! Ela que vai fazer a diferença no acabamento final do seu projeto. As cabeças chatas e planas, por exemplo, ficam rentes ao material em que foram parafusadas. Sendo assim, elas são ideais para móveis ou outras aplicações que exigem maior facilidade na hora de esconder os parafusos.
Já as cabeças como as redondas ou cilíndricas deixam parte do parafuso para fora, mesmo depois de estarem completamente apertados. Isso significa que vai existir um ressalto na superfície parafusada. De início, esse pode parecer um acabamento não muito desejado, mas esse tipo de parafuso pode ser utilizado para pendurar quadros, por exemplo. Eles também ajudam a dar um visual “industrial” muito interessante para sua casa ou projeto.
Esta, sem dúvidas, é a parte do parafuso em que as pessoas mais prestam atenção. Escolher a ferramenta correta para apertar o parafuso é tão importante quanto o ato de parafusar em si.
A questão é que existem infinitos tipos de fendas diferentes por aí, cada uma com sua utilidade e local de uso. Existem, inclusive, parafusos com fendas proprietárias. Nestes casos, apenas a empresa que os fabrica tem acesso a ferramentas específicas para eles, tornando muito difícil o trabalho com esses parafusos.
Como a variedade de fendas é gigantesca, vamos falar das quatro principais encontradas atualmente, e quais as suas vantagens e desvantagens.
Fonte: Indufix
Com apenas um corte transversal na cabeça do parafuso, a fenda simples, conhecida apenas como fenda, foi uma das primeiras a se popularizar no mundo. A simplicidade do projeto faz com que parafusos e ferramentas deste tipo sejam muito baratas de produzir.
O problema deste tipo de desenho é que ele permite que a chave escorregue, dificultando a aplicação da força de rotação no centro do parafuso e fazendo com que ele entre torto no local onde precisa estar.
Fonte: Indufix
Para resolver o principal problema da fenda simples, foi desenvolvida a fenda Phillips. Ela prende a chave no centro do parafuso, o que faz a força de rotação ser aplicada corretamente, o que evita que ele saia do eixo na hora de parafusar.
O desenho na forma de estrela de quatro pontas, no entanto, traz um problema: ele é mais frágil do que a fenda simples, sendo muito fácil espanar o parafuso. Ou seja, a fenda se desgasta mais facilmente, o que pode, inclusive, deixar o parafuso preso em seu lugar na hora de desmontar alguma coisa.
Fonte: Indufix
A ideia por trás deste tipo de fenda já é explicada no nome. Ela combina a fenda simples e a Phillips em uma só. A vantagem é que se pode utilizar qualquer um dos dois tipos de ferramenta, além de permitir que o parafuso seja solto mesmo que a parte Phillips da fenda seja espanada.
Apesar de poder ser parafusado mesmo estando espanado, ele perde parte de sua eficiência, o tornando mais difícil de ser parafusado com qualquer uma das duas chaves. Além disso, esse tipo de parafuso ainda é mais frágil do que a fenda simples.
Fonte: Indufix
Esse é um dos tipos mais resistentes e eficientes de fenda encontrada atualmente Ela é muito utilizada na indústria moveleira. Isso porque, a força de rotação é bem distribuída no centro do parafuso, o que, além de ajudar na hora de parafusar, também evita que ele seja espanado com facilidade.
O maior problema com os parafusos de fenda allen, é que ele só pode ser fabricado com maquinários modernos, o que torna o preço um pouco mais alto do que as fendas citadas até o momento. Por ser um projeto recente, também não é comum que as pessoas tenham ferramentas adequadas em casa.
Está procurando as melhores ofertas de máquinas, ferramentas e parafusos para o seu trabalho? Venha até a Loja Dominik e encontre os melhores equipamentos para seu negócio.
Na Loja Dominik você encontra os melhores equipamentos do mercado. Veja o nosso catálogo de produtos e entre em contato conosco pelo site.