Uma motobomba auto escorvante é um equipamento utilizado para bombear líquidos, como água, esgoto e outros fluidos. Ela é um tipo de bomba centrífuga, que funciona a partir da força centrífuga gerada por um rotor, porém sua partida é dada pelo processo de escorvamento.
Escorvar é o processo de eliminar o ar existente no interior da bomba e da tubulação de sucção. Em bombas convencionais, a escorva é necessária para que a bomba comece a funcionar. Isso pode ser feito manualmente, mergulhando a bomba na água ou utilizando uma válvula de escorva. Essa ferramenta é utilizada em unidades de combate a incêndio, construção civil, estações de tratamento de água, irrigação, etc.
A principal característica de uma motobomba auto escorvante é a capacidade de succionar líquidos sem a necessidade de escorva prévia. Isso significa que ela pode ser ligada diretamente a uma fonte de água, sem a necessidade de encher a tubulação de sucção com líquido. Essas máquinas possuem uma cavidade de retenção que permite entrar a quantidade de água necessária para operar. Além disso, possuem rotor aberto e bombeiam fluídos com sólidos de grandes dimensões (até 76 mm), placa de desgaste, portas de inspeção grandes e de fácil acesso, bem como selo mecânico resistente à abrasão lubrificado externamente.
Essas ferramentas possuem custos de manutenção reduzidos e alta durabilidade, pois as partes que sofrem desgaste podem ser substituídas. É importante cuidar das especificações técnicas das bombas autoescorvantes quanto ao nível de vazão, temperatura e pressão da água de acordo com o que será feito utilizando a bomba.
Elas podem ser usadas para uma ampla variedade de funções, dentre elas:
Recomendações para melhor aproveitamento
Todas as recomendações em relação ao aproveitamento das motobombas auto escorvantes se relacionam com a instalação da bomba. Para essa instalação é necessário conexões como curvas, válvula de retenção, registro de gaveta e tubulação indicada para sucção. Na primeira partida é necessário também tomar muito cuidado para que o motor não seja danificado.
É importante ter cuidado, pois caso a bomba seja ligada a algum tipo de interrupção na sucção ou no recalque, o líquido pode ser aquecido e comprometer o equipamento. Outro ponto que necessita atenção é em relação ao bocais. De forma alguma faça a instalação da motobomba forçando os bocais, pois isso pode fazer com que a carenagem da bomba e do motor seja desalinhada, danificando assim o equipamento ou até pode provocar um acidente.
A instalação da motobomba deve ocorrer em áreas livres de poeira, sol, chuva, maresia ou outra condição climática ou física que possa prejudicar a máquina. Se for possível, é interessante montar uma “casinha” para proteger a ferramenta. Lembre-se, no entanto, de deixar espaço suficiente para a ventilação do motor. Sempre aterre esses equipamentos, pois assim, evita sobrecarga ou outros riscos no local onde eles estão instalados.
Visite a Loja Dominik na Rua Santos Saraiva, número 551, de segunda à sexta das 8 às 18 horas ou nos sábados das 8 às 12 horas, e adquira já o seu podador de arbustos. Envie sua mensagem pelo site ou faça contato pelo Whatsapp - ícone no canto inferior esquerdo deste site - para um atendimento mais rápido.