Uma velha conhecida do florianopolitano foi reinaugurada recentemente. Estamos falando, é claro, do cartão postal da Ilha da Magia: a ponte Hercílio Luz. Esse ponto turístico faz parte da história da cidade e da Loja Dominik. Contaremos mais a seguir.
A ponte
A construção oficial da ponte teve início em 1920, mas sua inauguração ocorreu somente 4 anos mais tarde, em 1924. Antes da ponte, a capital era afastada do restante do estado, e o caminho ilha-continente era feito de barco.
A ponte foi idealizada pelo então governador do estado Hercílio Pedro da Luz. O objetivo era, além de diminuir a dependência do transporte marítimo, melhorar a comunicação com o resto do país e dar uma resposta a pressão para que a cidade deixasse de ser a capital do Estado.
Inicialmente a ponte receberia o nome de “Ponte Independência”, mas com a morte do governador, a ponte se tornou uma homenagem ao seu idealizador, que faleceu em 1924 aos 64 anos, por problemas de saúde.
Antes da inauguração da ponte, a cidade contava com 40 mil habitantes e possuía hábitos de cidade pequena. Após sua inauguração, a capital começou a receber cada vez mais habitantes até se tornar a cidade que é hoje.
Em 1982 a ponte foi totalmente interditada para veículos e pedestres, devido à deterioração. Foi reaberta em 1988 para pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal. A reabertura não durou muito tempo pois em 1991 foi interditada novamente.
No ano seguinte, a obra foi tombada como patrimônio histórico da cidade e cinco anos depois o decreto foi homologado pelo governo de Santa Catarina. Em 1997 também foi reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônica do Brasil, pelo Ministério da Cultura.
O projeto para reabertura da ponte foi apresentado em 2005, e foi aberto um edital de propostas de concorrência internacional para escolha da empresa que realizaria a obra de restauração e reestruturação do patrimônio.
Neste ano de 2020, após 30 anos a ponte foi reaberta, inicialmente para visitação. A previsão de finalização das obras é para março desse ano. Com a finalização a ponte será reaberta para passagem de veículos, no entanto, a princípio será liberada apenas para transporte coletivo.
A Loja Dominik e a Ponte
A Ponte Hercílio Luz foi construída ligando a Ilha ao bairro estreito. Isso porque, é a menor distância entre a ilha e o continente. Foi por conta dessa construção que Domingos Reitz abriu uma pequena oficina em 1959 nesse mesmo bairro, para atender a demanda dos caminhoneiros que ali passavam.
Indalécio, o mais antigo funcionário da Loja Dominik, fala sobre como era a região quando a loja foi inaugurada “No começo era mais residencial, ai foi se tornando uma área mais comercial”
Com 60 anos de história, a antiga oficina se tornou loja referência em ferramentas e máquinas. Além da assistência técnica, a Domitek, que auxilia os clientes na utilização de qualquer produto comprado na Loja Dominik.
Participação da Loja Dominik na reforma da ponte Hercílio Luz
Não bastasse o passado da ponte estar ligado diretamente a história da Loja Dominik, a empresa portuguesa que realizou a reforma deste patrimônio histórico adquiriu várias máquinas e ferramentas na loja.
Além disso, o Grupo Teixeira Duarte contou também com a assistência técnica da Domitek para várias máquinas que precisaram de manutenção neste período da reforma da Ponte Hercílio Luz.
Máquinas e ferramentas profissionais ou para sua casa
Na Loja Dominik do Estreito, temos ferramentas e máquinas de cortar grama, roçadeiras, sopradores, lavadora de alta pressão e todos os tipos de máquinas e ferramentas que auxiliam no cuidado e na preservação da sua casa.
Visite a Loja Dominik na Rua Santos Saraiva, número 551, de segunda à sexta das 7h30 às 18 horas ou nos sábados das 7h30 às 12 horas, e adquira já a sua caixa de compostagem.
Envie sua mensagem pelo site ou faça contato pelo Whatsapp (48) 98806-6982 para um atendimento mais rápido.