(048) 2106-2300
(048) 98806-6982
Compre por Whatsapp, telefone ou na loja
Equipamentos de Proteção Individual (EPI) importantes para garantir a segurança no trabalho
27/11/2022
Categoria Todos

Segundo as normas de segurança do trabalho, qualquer serviço que envolva risco à saúde do trabalhador deve ser realizado com utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), com objetivo de prevenir acidentes e proteger o trabalhador contra possíveis danos físicos.

Os equipamentos de segurança são positivos tanto para o trabalhador como para as empresas, pois evitam o afastamento de funcionário por invalidez, licença ou falecimento, além de evitar os gastos com indenizações e multas.

Listamos alguns abaixo para auxiliar na compra desses equipamentos para sua empresa:

 

Proteção da Cabeça

Equipamento de segurança muito importante para proteger a cabeça do trabalhador. Os capacetes de aba frontal ou total são utilizados contra quedas de objetos, pancadas e até de raios solares. Os capacetes com viseira ou arco voltaico permitem proteção contra faíscas de soldagem, corrente elétrica ou outras partículas.

 

Proteção dos olhos

Os olhos são muito afetados em serviços que oferecem riscos mecânicos, exposição a partículas, como no caso da soldagem e raios solares. Para a proteção dessa região, que é extremamente sensível, recomenda-se o uso de óculos com lente incolor ou escura. Os capacetes com viseiras também ajudam na proteção dessa região.

 

Proteção do olfato

Muitas empresas trabalham diretamente com produtos químicos. Esses podem ser tóxicos e por isso, nesses locais é necessário que se utilize máscaras de proteção contra gases poluentes e outros elementos tóxicos. Além das máscaras, respiradores purificadores de ar - descartáveis ou com filtro - protegem as vias respiratórias de tóxicos ou odores muito fortes que podem prejudicar o sistema respiratório do trabalhador.

 

Proteção auricular

A grande exposição do trabalhador que opera máquinas e motores que provocam grandes ruídos, pode ser muito prejudicial para a audição do operário. A percepção do problema, no entanto, só acontece após muitos anos lidando com esse tipo de equipamento. Por isso, é necessário que o trabalhador utilize equipamentos de proteção auricular, como os abafadores de ruídos e tampões, sendo esses em formato de concha ou plug.

 

Proteção dos membros superiores

A manipulação dos equipamentos também precisa ser feita com segurança. Por isso, é importante usar luvas, com material e tamanho de acordo com os riscos que se quer proteger. Em relação ao tamanho, as luvas mais longas protegem das mãos até o braço e, as mais curtas, protegem as mãos e o pulso. Quanto ao material, luvas isolantes de borracha protegem contra choques elétricos, as luvas de raspa e vaqueta protegem de materiais abrasivos e escoriantes, as de borracha nitrílica protegem contra produtos químicos e biológicos e as em PVC são boas para proteção contra produtos como óleo, graxa, solvente e ascarel.

 

Proteção dos membros inferiores

Ambientes molhados e escorregadios, objetos pontiagudos e cortantes, agentes mecânicos e trabalhos com animais silvestres são serviços que podem conter risco aos membros inferiores. Por isso, botas e coturnos que protegem contra esses riscos são muito importantes. Assim como as luvas, as botas podem variar em material e tamanho. Essas podem ter cano médio ou longo. Quanto ao material, as botas de couro protegem contra torção, escoriações, derrapagens, umidade e animais peçonhentos. As botas de borrachas protegem da umidade, derrapagens e ação de produtos químicos. Além dos sapatos, as peneiras de segurança são utilizadas para proteger as pernas contra objetos cortantes e ataque de animais peçonhentos

 

Proteção para trabalhos em altura

Trabalhos que exigem que o empregado suba em locais muito altos necessitam que cintos, cinturões, talabartes reguláveis, mosquetões e trava-quedas sejam utilizados. As quedas de locais muito altos podem causar graves lesões e até o falecimento.

 

Coletes de sinalização

Profissionais que realizam seu serviço em locais públicos precisam usar coletes de sinalização, para indicar a presença do trabalhador na área, especialmente em locais com pouca iluminação.

 

Ofereça treinamento para seus colaboradores

Previna seus colaboradores e, principalmente, líderes de equipes, para promover treinamentos constantes dos novos e antigos funcionários a fim de lembrá-los sobre os perigos da não utilização de EPIs em ambientes profissionais de obras de construção civil, marcenaria, carpintaria, serralheria, pintura, indústrias e outras atividades onde os equipamentos de proteção individual são altamente recomendados. 

Prevenir sempre será o melhor remédio!

 

O seguro morreu de velho!

Não espere acontecer o pior para dar importância para a sua segurança e de seus colaboradores.

Infelizmente muitos trabalhadores e empresas só recorrem ao uso de EPIs após acontecer o pior. Faça uso dos melhores equipamentos de proteção e mãos a obra com segurança

 

Gostou dessas dicas? Na loja Dominik temos diversas ferramentas para cuidado do seu jardim. Venha nos conhecer.

Visite a  Loja Dominik na Rua Santos Saraiva, número 551, de segunda à sexta das 8 às 18 horas ou nos sábados das 8 às 12 horas, e adquira já o seu podador de arbustos. Envie sua mensagem pelo site ou faça contato pelo Whatsapp - ícone no canto inferior esquerdo deste site - para um atendimento mais rápido.

Outras notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.