Compostagem é um processo que transforma resíduos orgânicos em adubo. É um tipo de compostagem feito com minhocas e resíduos orgânicos. Transforma o que iria pro lixo e depois pararia em aterros sanitários em um rico húmus que poderia ser utilizado em hortas caseiras.
É uma maneira de “copiar” o que a natureza já faz. Porém em espaços menores. No caso da compostagem caseira, é possível fazer até em apartamentos, utilizando caixas de compostagem.
A composteira é formada por três caixas empilhadas. Nas duas caixas de cima são colocados a terra, resíduos orgânicos em tamanho pequeno, e as minhocas e microorganismos, que são os seres que atuarão como decompositores e transformarão os resíduos em adubo orgânico. Esse processo dura em torno de dois meses. A terceira caixa serve para realizar coleta do chorume produzido, que pode ser chamado também de adubo líquido ou biofertilizante. Pode ser utilizado, ainda como pesticida natural. A compostagem caseira é feita em três fases:
1ª: A primeira fase é chamada de Fase mesofílica. Isso porque, nessa etapa da compostagem, os fungos e as bactérias mesófilas (ativas em temperaturas próximas da temperatura ambiente), começam a proliferar na matéria orgânica, fazendo a decomposição do lixo.
2ª: A segunda fase é a termofílica. É a fase mais longa da compostagem. Nessa fase, os fungos e bactérias termófilos começam a agir. Esses fungos e bactérias podem sobreviver a temperaturas mais altas que os mesófilos, chegando a temperaturas entre 65ºC a 70ºC. A temperatura alta e a degradação das moléculas mais complexas ajudam na eliminação de agentes patógenos - agentes que produzem doenças infecciosas.
3ª: A terceira e última fase é a maturação. É nessa fase que acontece a diminuição da atividade microbiana, diminuição da temperatura, e da acidez. Nessa fase ocorre a produção do composto maturado, quando a matéria orgânica é transformada em húmus - material estável, rico em nutrientes e minerais, que pode ser utilizado como adubo.
Para a realização da compostagem é necessária a utilização de seres detritívoros e decompositores, que são responsáveis pela transformação dos resíduos em húmus. No caso dos vermes, geralmente são utilizadas as minhocas californianas. As minhocas são também aceleradoras do processo de compostagem.
A maioria dos resíduos produzidos em casa são orgânicos, ou seja, borras de café, casca de frutas, verduras e outros rejeitos alimentares. Esse tipo de rejeito, quando jogado em aterros sanitários, produzem efluentes que contaminam a atmosfera e o lençol freático. Quando utilizados em compostagem caseira, esse problema já é evitado. Além desses problemas, as grandes quantidades emitem gases poluentes.
Sendo assim, a compostagem caseira pode evitar a poluição ambiental e quanto mais pessoas fizerem, mais a natureza é preservada. Além disso, estudos mostram que o contato com as bactérias pode funcionar como antidepressivo, diminuir alergias, dores e náuseas.
A composteira (ou caixa de compostagem) é a estrutura utilizada para fazer a compostagem caseira. Ela pode ter diversos tamanhos ou formatos, o que facilita para que qualquer pessoa, independente do local onde reside ou quantidade de resíduo produzido.
Visite a Loja Dominik na Rua Santos Saraiva, número 551, de segunda à sexta das 7h30 às 18 horas ou nos sábados das 7h30 às 12 horas, e adquira já a sua caixa de compostagem.
Envie sua mensagem pelo site ou faça contato pelo Whatsapp (48) 98806-6982 para um atendimento mais rápido.