(048) 2106-2300
(048) 98806-6982
Compre por Whatsapp, telefone ou na loja
Como usar um podador de cerca viva?
22/03/2021
Categoria Todos

As cercas vivas são cada vez mais utilizadas por pessoas que desejam deixar um aspecto mais natural para as divisões feitas nos jardins. Por isso, a Loja Dominik traz um artigo para te ensinar a usar uma ferramenta muito utilizada para manter as cercas vivas bonitas e saudáveis: o podador.

 

Confira nesse artigo informações sobre cercas vivas e como utilizar o podador:

- Sobre a poda de cercas vivas

- Passo a passo de como montar e usar o podador 

 

Sobre a poda de cercas vivas

As cercas vivas precisam de cuidados específicos para que continuem sempre bem cuidadas. A primeira poda da cerca viva é realizada no momento em que a muda é plantada, conhecida como “poda de formação”. Com essa primeira poda, utiliza-se uma tesoura especial para remoção de galhos que podem prejudicar a harmonia da cerca. Assim, desenha-se o formato que a cerca deve seguir.

 

Nas próximas podas, é utilizado um podador de cerca viva, que auxilia e traz maior praticidade na execução de serviço, além de poder ser usado por amadores e profissionais. Nós da Loja Dominik recomendamos o Podador a Bateria HSA-45, com bateria e carregador, que garante fácil manuseio e ótimos resultados.

 

Veja o vídeo do Podador a Bateria HSA-45:

 

Outro ponto importante sobre as podas de cercas vivas é sobre em qual data deve-se fazer a manutenção. Uma dica é se atentar para a data que melhor se encaixa para a planta escolhida. A escolha de datas erradas podem prejudicar o crescimento da cerca viva.

 

Os arbustos que florescem no verão devem ser podados no inverno, durante a fase de repouso da planta. No início do mês de agosto deve-se efetuar uma nova poda. Porém, também leve em conta as épocas em que os animais utilizam as plantas para procriação e não realize a poda nesses períodos.

 

Já as plantas perenes ou coníferas devem ser cortadas antes do início da fase de crescimento na primavera ou outono. Nessas, cortam-se as folhas em crescimento recente para que o crescimento seja estimulado.

 

Passo a passo de como montar e usar o podador 

1 - Preparar o podador

Para iniciar a poda, verifique o estado do podador. Cheque as condições dos fios, das lâminas de grama e arbustos e da bateria e, em caso de alguma irregularidade, procure uma revisão técnica. 

 

Caso o seu produto esteja com algum problema, procure uma assistência técnica. Na Grande Florianópolis, conte com a Domitek Assistência Técnica para checagem profissional.

 

A maioria dos podadores conta com a opção de troca de lâminas para determinadas plantas, portanto, execute a instalação da lâmina adequada para o trabalho proposto.

 

2 - Como utilizar o podador

Para começar a utilizar o podador, certifique-se de utilizar equipamentos de proteção individual (EPI). Utilize luvas e óculos protetores para maior segurança, além de roupas que protejam os braços e pernas para que nenhum galho arremessado acabe machucando. 

 

Não realize o trabalho em caso de chuva ou ambiente muito molhado e não deixe crianças ou animais perto do local de trabalho. Retire do caminho entulhos ou itens que possam interferir.

 

Para o trabalho, posicione-se de forma a segurar o podador com firmeza e mantendo-se um pouco distante da cerca. Caso use um modelo elétrico, certifique-se de que o cabo esteja fora do seu caminho, ou seja, para trás.

 

3 - Como realizar uma boa poda

Diversos jardineiros utilizam de técnicas para executar cortes retos. Uma dica para podas é posicionar cordas amarrando de ponta a ponta do local que deseja podar para garantir que o corte seja rente a corda, mantendo um padrão.

 

Lembre-se, independente de uma poda vertical ou horizontal, utilize a máquina fazendo movimentos para que as lâminas dos dois lados sejam utilizadas e, assim, o podador seja melhor aproveitado. Em casos verticais, faça movimentos de arco. Já em horizontais, mova o equipamento em um ângulo de 0 a 10 graus para melhores resultados.

 

Para uma boa poda, devem ser cortados todos os galhos e partes da planta que sejam antigos ou mortos e, em alguns casos, corte alguns dos novos. Assim, o crescimento é estimulado e o arbusto se tornará mais cheio.

 

4 - Finalizando o trabalho

Para finalizar o trabalho, limpe a área e verifique se a cerca viva contém alguma irregularidade que não foi percebida no processo. Após realizar os ajustes, finalize retirando a bateria do equipamento em uma superfície plana e firme. Limpe o equipamento e guarde em local adequado longe do acesso de crianças.

 

Os melhores equipamentos para o seu jardim estão na Loja Dominik

Precisando de equipamentos bons e potentes para o seu jardim? Aqui na Loja Dominik você encontra o que procura, seja você um profissional ou amante da jardinagem.


Confira o nosso catálogo de produtos e entre em contato conosco pelo site.

Outras notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.