As oficinas mecânicas, assim como outros ambiente em que são realizados trabalhos com maquinário pesado, podem representar um grande risco para aqueles que trabalham no local, caso não sejam adotadas as devidas medidas de segurança.
Mas como saber se a oficina é segura o suficiente para garantir a integridade de clientes e, principalmente, daqueles que trabalham na oficina?
No artigo de hoje, você vai conhecer alguns indicadores importantes para determinar se as condições de segurança da sua oficina. Confira!
A organização da oficina deve estar em dia
Para realizar as tarefas do dia a dia de forma prática e segura, é fundamental ter uma oficina bem organizada.
Além de questões como: localização das ferramentas no espaço, bancadas e suportes estarem em uma altura satisfatória para utilização, e uma boa iluminação e ventilação em todo o ambiente da oficina, é muito importante manter objetos que representam riscos, como produtos químicos e ferramentas com potencial lesivo, em locais específicos, bem sinalizados com avisos de atenção.
Equipamentos de proteção individual e coletiva são fundamentais
Os famosos EPIs (equipamentos de proteção individual) e EPCs (equipamentos de proteção coletiva) são um termômetro básico para saber se sua oficina é, de fato, segura.
Não apenas uma orientação a ser seguida, a utilização desses equipamentos também está formalizada nas Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho.
A NR 6 dispõe sobre a utilização de equipamentos de proteção individual:
“6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI :
a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade;
b) exigir seu uso;
c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;
f) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; e,
g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.
h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico. (Inserida pela Portaria SIT/DSST 107/2009)” Trecho retirado da NR 6, grifos feitos pela redação, para ler na íntegra acesse esse link.
No caso de oficinas mecânicas, os EPI’s recomendados são:
Já os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC’s), são aqueles encontrados em ambientes como canteiros de obra, reformas e oficinas, e estão regulamentados na NR 4 e também na NR 9.
Alguns exemplos de EPC’s:
Manutenção preventiva
Realizar inspeções de rotina em máquinas pesadas e ferramentas é outra medida eficiente para tornar a sua oficina ainda mais segura.
Além de garantir a segurança daqueles que as manuseiam, a manutenção preventiva desses aparelhos também ajuda a prolongar a vida útil dos dispositivos e aumenta a eficiência no uso, já que revisões periódicas auxiliam a manter o equipamento em um bom estado de uso.
Política de segurança da oficina
É imprescindível que todos os que trabalham na oficina saibam com clareza os protocolos de segurança, para que a prática dessas medidas se torne uma rotina.
Para isso, elaborar cartilhas e treinamentos a respeito do assunto podem ajudar a esclarecer todas as ações de prevenção a acidentes adotadas pela oficina, além de ressaltar a importância dessas ações.
Gostou das nossas dicas? Saiba mais sobre os equipamentos de proteção disponíveis na Loja Dominik
Contate um dos nossos vendedores via WhatsApp (48)98806-6982, ou visite a nossa loja física, no endereço: R. Santos Saraiva, número 551 no bairro Estreito em Florianópolis. Estamos esperando por você!