Se você trabalha com obras e reformas, com certeza já usou uma betoneira. Uma betoneira (elétrica ou à gasolina) faz o rendimento e a produtividade aumentarem consideravelmente, economizando tempo, energia e custos de mão de obra.
Porém, existem diferentes tipos de betoneiras, como a de 4oo litros, que é uma das mais comuns e produz cerca de 160 litros de concreto. Este modelo é constituído por um chassi e por um compartimento cilíndrico que gira por meio da força transmitida pelo motor.
Entretanto, sem o devido conhecimento técnico desta máquina é possível que ocorram acidentes relacionados a descargas elétricas ou ruído excessivo. Por isso, para prevenir quaisquer riscos, confira abaixo 5 dicas de uso importantes:
Parece comum, mas ler o manual do seu equipamento é ideal para conhecer suas características específicas, além de verificar as instruções para realizar a mistura, certificando-se de que o uso está sendo feito de maneira correta.
Antes de operar a betoneira, não se esqueça de verificar também as instruções da NR18, norma que detalha a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.
Lembre-se sempre de utilizar os equipamentos de proteção indicados pelo fabricante, como óculos, máscara, capacete, luvas, protetores auditivos, cintos de segurança, botas e roupa adequada, de acordo com a atividade que será desenvolvida. O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é obrigatório e fiscalizado pelos órgãos públicos e sindicatos.
Vale lembrar que, caso durante o uso você esteja sentindo cansaço ou falta de concentração, o recomendado é não utilizar o equipamento, evitando riscos de acidentes.
Mesmo sendo um equipamento portátil, a betoneira é pesada e pode ocasionar acidentes. Desta forma, o ideal é verificar se não há trânsito de pessoas próximo da máquina, podendo correr perigo enquanto a massa estiver em movimento ou que venham a colocar suas mãos sobre as peças da betoneira. O mais apropriado é que o equipamento seja sinalizado e isolado.
Um erro típico no uso de betoneiras é a falta de planejamento quanto ao terreno que a mesma é utilizada. Se o terreno for sensível, a betoneira pode pressionar o solo e tombar, provocando acidentes com os profissionais e equipamentos. Faça o planejamento prévio do local onde a betoneira será utilizada e previna-se.
Como já citamos, uma das principais causas de acidentes com estas máquinas está ligada a descargas elétricas. Portanto, para evitar qualquer problema, o recomendado é aterrar o equipamento de forma adequada e conferir a presença de fios ou partes elétricas sem proteção.
Com o objetivo de manter e garantir o bom desempenho do seu equipamento é preciso seguir algumas medidas de manutenção. Lembrando sempre que, para executar estes procedimentos, o aparelho deve permanecer desligado da tomada. Além disso, alguns itens da betoneira também precisam de cuidados específicos durante o uso, confira abaixo:
Após finalizado o uso, lembre-se de fazer a limpeza do tambor e as pás da betoneira. Com uma mangueira da água e uma espátula, remova o cimento restante antes que ele seque e prenda no material. Se necessário, use uma lavadora de alta pressão.
Se você deseja prolongar a vida útil do equipamento, a limpeza do motor é essencial. Para isso, utilize um soprador ou um compressor de ar para remover resíduos e poeira que possam comprometer o bom estado da peça.
Garanta que o pinhão, engrenagem e rolamentos de sua betoneira sejam bem lubrificados, evitando o desgaste excessivo dos componentes pelo atrito entre eles. Aplique um lubrificante de spray ou um óleo adequado, não utilize graxa.
Gostou das dicas?
Encontre os melhores modelos de betoneiras e EPIs na Loja Dominik!
Desde 1959 a Loja Dominik no bairro Estreito, em Florianópolis, vendemos todos os tipos de ferramentas e máquinas, além de mais de 18 mil produtos para profissionais e amadores.
Contate agora mesmo um vendedor e faça uma cotação sobre o produtos que você deseja. Atendemos também por Whatsapp.