(048) 2106-2300
(048) 98806-6982
Compre por Whatsapp, telefone ou na loja
Oficina caseira: conheça as ferramentas que te ajudam em seu projeto DIY
24/02/2022
Categoria Todos

O movimento Faça Você Mesmo, do inglês Do It Yourself (DIY), tem crescido principalmente durante a pandemia da Covid-19, momento em que foi preciso fazer a maioria das tarefas dentro de casa e sem pedir assistência de profissionais. Conserto e renovação de móveis, artesanatos, novas decorações para os cômodos… Vários projetos surgiram nesse período. Mesmo sendo um trabalho amador, ter as ferramentas adequadas na sua oficina caseira garante melhores resultados

Antes de mais nada, garanta sua segurança! Para reparos elétricos, confira se o disjuntor está desligado e, se for mexer com fios desencapados, tenha os pés calçados para evitar choques elétricos. Em consertos nas pias, chuveiros e vasos sanitários, feche o registro para não ter vazamento de água. E lembre-se: equipamentos de proteção individual não são exclusivos para profissionais

Ferramentas de medição

Construir uma mesa e perceber que não estava alinhada, pintar uma linha na parede e só depois ver que estava torta: esses problemas são evitados com as ferramentas de medição. A trena é a mais comum de ter em uma oficina caseira. Também é recomendado ter uma régua, um esquadro e um nível. Para pinturas, uma dica é usar fita adesiva para delimitar o espaço e garantir retas perfeitas (cuidado para a fita não remover a tinta após descolar). 

Kit de chaves 

Em seu kit de chaves devem ter chaves de fenda e Phillips, chave de boca (para parafusos sextavados) e chaves Allen (para parafusos sextavados internos). Assim, você consegue trabalhar com os parafusos mais comuns e não fica limitado a determinado tipo. Para economizar espaço na sua caixa de ferramentas, tenha um kit de chaves com pontas intercambiáveis, fáceis de trocar. 

Parafusadeira e parafusos

É importante ter chaves de fenda em sua oficina, mas uma parafusadeira facilita seu trabalho! Além de iluminar o local do furo para melhor visualização, a parafusadeira faz todo o esforço de apertar e afrouxar os parafusos. Na hora de comprar novos parafusos, o tipo Fixer ou Chipboard é o mais indicado, pois sua ponta aguda perfura o material com mais facilidade e, por causa da rosca autocortante, não é necessário fazer pré-furos em madeiras de baixa densidade. 

Furadeira e brocas

A furadeira está entre os itens essenciais da oficina caseira, podendo ser de baixa potência, já que é para uso doméstico. Junto com ela estão as brocas, de diferentes tipos e tamanhos. O tipo da broca vai depender do material que será furado: madeira, metal, concreto ou alvenaria, por exemplo.  

Para facilitar a sua vida e ter sempre à mão brocas e ponteiras para diversas bitolas, você pode investir em um jogo com brocas para metal, de vídea para concreto, para madeira, pontas parafusadoras, suporte magnético e até escoreador. 

Buchas de fixação

Para fazer um furo na parede, é importante levar em consideração o peso do objeto colocado. Isso vai determinar o tamanho e a profundidade do furo. As buchas servem para ajudar na fixação do parafuso na parede, com três tipos principais: bucha de expansão, extreme e FU. 

Martelos

Existem vários tipos de martelo, mas os mais comuns para projetos DIY são três: martelo de orelha, com uma ponta para fixar pregos e outra para retirá-los; martelo de pedreiro, também conhecido como picareta ou marreta, tem uma cabeça de aço, recomendado para quebrar paredes; e o martelo de borracha, com a cabeça de borracha e pontas arredondadas, pensado para não danificar materiais como azulejos e móveis de madeira. 

Ferramentas de aperto

Assim como as chaves de fenda, ter alguns tipos de alicates aumenta as possibilidades de criação. As ferramentas de aperto mais usadas em casa são alicate comum ou universal, alicate de bico longo e ponta fina, além do alicate de pressão, que pode ser combinado com uma chave inglesa ajustável

Lixas e lixadeira

Para deixar superfícies mais lisas e polidas, é importante usar uma lixa. Seja com uma lixa em folha ou com o auxílio de uma lixadeira, ela é fundamental no acabamento, dando um aspecto mais agradável ao toque e aos olhos. 

Ferramentas de corte

Para cortes menores e mais precisos, tenha um estilete com lâmina retrátil, que também serve para desencapar fios, por exemplo. Um serrote é ideal para cortes em madeira, e um arco de serra facilita os cortes em metal. Já para artesanatos em madeira e entalhes, experimente um jogo de formão

Morsa de bancada

Por fim, para dar mais estabilidade no momento de cortar e furar, é recomendada uma morsa de bancada. Ela prende e fixa o objeto para que não escorregue ou saia do lugar durante o corte. Além de garantir um corte reto e um furo preciso, garante a sua segurança. 

As melhores máquinas e ferramentas você encontra aqui!

Para adquirir equipamentos de segurança de qualidade e garantir as melhores ofertas de máquinas e ferramentas para sua oficina caseira, venha até a Loja Dominik e solicite ajuda de nossos atendentes de acordo com suas necessidades.

Na Loja Dominik você encontra os melhores equipamentos do mercado.
Veja o nosso catálogo de produtos e entre em contato conosco pelo site.

Outras notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.